A vantagem de usar ferramentas livres

Segunda-feira publicamos o livro Design Livre e começamos a receber comentários de leitores. Um pesquisador da Universidade de Maryland pediu uma versão somente texto do livro para traduzir seu conteúdo automaticamente e dar uma olhada.

Nós não tínhamos uma versão somente texto. O único formato que o Scribus exporta é o PDF. Pesquisei no Google e encontrei um script em Python que exporta todo o texto de um documento. Esse script só existe porque a arquitetura do Scribus é aberta e as pessoas podem colaborar com novos scripts no wiki de documentação. Copiei e colei o código num arquivo, salvei como export_txt.py e executei ele dentro do Scribus.

O resultado foi quase o que eu queria. Toda vez que havia uma nova página no TXT aparecia “Page34:” seguido do texto da página. Olhei com atenção o script e notei a linha 23

T.append('Page '+ strpage + '\n\n')

Foi só comentar essa linha com o # no início que eu tirei o que me incomodava. Esta é a principal vantagem do Software Livre: se algo não está bom pra você, então mude!

Bem, pra falar a verdade, nem sempre é fácil fazer isso no Software Livre. E também o que parece fácil para mim pode não ser pra você. Mas o princípio de poder modificar sua ferramenta e compartilhar suas modificações me parece muito útil. O que precisamos é desenvolver maneiras de tornar essa tarefa mais simples para quem não programa.

A propósito, o TXT do livro já está disponível na página de Download.

Author: fred

Frederick van Amstel é um dos fundadores do Instituto Faber-Ludens, editor do blog Usabilidoido e coordenador do Living Lab Corais. Bacharel em Comunicação (UFPR) e Mestre em Tecnologia (UTFPR), Frederick vive na Holanda, onde realiza pesquisa de doutorando sobre Design Participativo (Universidade Twente). Frederick foi jurado dos concursos IF Design Awards e Peixe Grande. Prestou consultoria em Design de Interação para empresas como Electrolux, InfoGlobo, Magazine Luiza, Tramontina e Duty Free Dufry.