Canção de libertação para o design

Está lançada a versão audiolivro do Design Livre, com direito a trechos das músicas da nossa playlist e sonoplastia de Rodrigo Gonzatto! O livro inteiro tem 1 hora e 20 minutos. É uma forma suave de conhecer o movimento que promete libertar o design do elitismo.

O projeto do audiolivro, assim como a redação original, contou com a colaboração de voluntários que se dispuseram a “doar suas vozes”. Ao invés da típica voz monótona dos audiolivros, nós recebemos contribuições entusiásticas, com sotaques variados, demonstrando a vantagem principal de um processo colaborativo: a diversidade!

Além do já citado Rodrigo Gonzatto, do Edyd Junges e do Gonçalo Ferraz (e eu, Frederick van Amstel), que fizeram parte da redação original do livro, o audiolivro contou com:

  • Rene de Paula Jr.
  • Eliton Rodrigo Cavalcanti
  • Luis Felipe dos Santos
  • Daniela Tielme
  • Monica Possel
  • Meryenn Mychielle da Silva Francisco
  • Ana Laura Gomes

O que nos leva à marca de 20 pessoas colaborando diretamente com o livro!

A diferença para a redação original do livro é que a colaboração foi completamente assíncrona e levou bem mais tempo, 6 meses. Mas valeu à pena esperar! A qualidade está acima do que eu esperava, graças à colaboração de todos. Ouça e delicie-se! Se quiser ver como foi feito, o processo colaborativo está documentado no Corais.

Se você quiser colaborar também, ainda temos uma oportunidade: a tradução do livro para o inglês.

Author: fred

Frederick van Amstel é um dos fundadores do Instituto Faber-Ludens, editor do blog Usabilidoido e coordenador do Living Lab Corais. Bacharel em Comunicação (UFPR) e Mestre em Tecnologia (UTFPR), Frederick vive na Holanda, onde realiza pesquisa de doutorando sobre Design Participativo (Universidade Twente). Frederick foi jurado dos concursos IF Design Awards e Peixe Grande. Prestou consultoria em Design de Interação para empresas como Electrolux, InfoGlobo, Magazine Luiza, Tramontina e Duty Free Dufry.