Colaboradores

Pessoas que colaboraram com o livro Design Livre:

Frederick van Amstel
Doutorando em Design Participativo pela Universidade Twente, Mestre em Tecnologia e Bacharel em Comunicação. Cofundador do Instituto Faber-Ludens de Design de Interação e editor do blog Usabilidoido.

Rodrigo Freese Gonzatto
Mestrando em Tecnologia e Sociedade pela UTFPR, Especialista em Design de Interação e Bacharel em Comunicação. Atua com pesquisa e consultoria em Design de Interação e User Experience no Instituto Faber-Ludens.

Especialista em Design de Interação pelo Instituto Faber-Ludens e Bacharel em Publicidade e Propaganda. Consultor de inovação e pesquisa em User Experience no Instituto Faber-Ludens.

Renato Costa
Mestrando em Design e Educação pela UFPR, Especialista em Usabilidade e Bacharel em Desenho Industrial. Cofundador do Instituto Faber-Ludens, atua com desenvolvimento de interfaces gráficas na Companhia Paranaense de Energia.

Drica Veloso
Especialista em Design de Interação pela PUC Minas e Bacharel em Comunicação. Consultora nas áreas de arte digital, educação e novas tecnologias, cultura digital, inovação aberta, software livre, produção audiovisual e interatividade.

Karla da Cruz Costa
Especialista em Design de Interação pelo Instituto Faber-Ludens e graduada em Comunicação para Web. Atua como coordenadora de User Experience na agência Midiaweb Interactive.

Pedro Marins
Bacharelando em Design Industrial – Design Digital pela PUCPR e técnico em Processamento de Dados. Desenvolve um Projeto de Iniciação Cientifica em Usabilidade com a colaboração do Instituto Faber-Ludens.

Rafael Giuliano
Formação multidisciplinar em Letras, Comunicação e Design de Interação. Empreendedor e pesquisador, dedica-se ao desenvolvimento e aprimoramento de pessoas. É Intervencionista Apreciativo Sênior, Tutor e Mediador Apreciativo.

Vinicius Chuves
Especialista em Design de Interação pelo Instituto Faber-Ludens e graduado em Web Design. Atua como webdesigner na PUCPR.

Franco Fuchs
Bacharel em Comunicação Social pela UFPR. Jornalista cultural, já trabalhou nos jornais Correio da Bahia e Gazeta do Povo.

Gonçalo Ferraz
Especialista em Marketing pela PUCPR com aperfeiçoamento pela UCSD e Bacharel em Desenho Industrial. Cofundador do Instituto Faber-Ludens, onde atua como consultor e coordenador da especialização em Design de Interação.

Augusto Rückert
Graduando em Design de Produto na UFRGS. Atua como webdesigner na OpServices e é voluntário no Grupo de Pacientes Artríticos de Porto Alegre.

 

Colaboração especial no aplicativo de capas

Thiago Bussiki
Analista desenvolvedor web no Tribunal de Contas Mato Grosso. Especialista em Design de Interação pelo Instituto Faber-Ludens.

 

Pessoas que colaboraram com o audiolivro

Rene de Paula Jr.
Em breve, neste espaço, a mini-biografia deste colaborador do audiolivro do Design Livre!

Eliton Rodrigo Cavalcanti
Sou Designer Gráfico, especializado em análise de interfaces para softwares de gestão de negócios e professor de IHC por paixão a usabilidade.

Luis Felipe dos Santos
Designer especialista em Web design e Design de Interação. Nascido no Rio de Janeiro, migrou para Curitiba em 2000 e, desde então, trabalha em projetos de tecnologia educacional na Positivo Informática.

Daniela Tiemi Sato
Formada na área saúde porque queria saber como o corpo humano funciona, mas se interessou mesmo é de como o humano se relaciona com o mundo. Hoje voltou a ter 5 anos e não se limita em perguntar o por quê de tudo.

Monica Possel
Pós-Graduada em Design de Interação no Instituto Faber-Ludens/UnC/Fisam. Bacharel em Design Gráfico. Ama trabalhar com interação e design de interface. Atualmente atua como UI e UX Designer na Agência Soluções.

Meryenn Mychielle da Silva Francisco
Bacharel em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Londrina, sempre focada em web e usabilidade. Atua como gestora de projetos da agência Avadora digital.

Ana Laura Gomes
Especialista em Educação à Distância pela UFJF. Consultora e especialista de produto Adobe. Consultora, palestrante, autora e instrutora na área de Web nos temas de planejamento, design e programação.

O audiolivro também contou com a participação de Frederick van Amstel, Rodrigo Gonzatto, Edyd Junges e Gonçalo Ferraz, que colaboraram com a redação original do livro.

 

Sobre o Instituto Faber-Ludens

O Instituto Faber-Ludens de Design de Interação é uma entidade sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento do Design e da Tecnologia no Brasil através da integração entre mercado e academia desde 2007.

O Instituto é formado por uma equipe multidisciplinar comprometida com a transformação da sociedade em nível regional e global. Sua fonte de inspiração é o cotidiano das pessoas, observado sob diferentes pontos de vista, transcendendo, mas não excluindo, o senso-comum.

O Instituto tem como foco tecnologias de comunicação por se tratar de uma área carente em pesquisa e formação e de alta demanda pela população brasileira. Entendemos tecnologias de comunicação todo artefato utilizado para dar suporte à interação entre pessoas como telefones celulares, jogos, websites, softwares sociais, instalações artísticas e etc.

Preocupados em desenvolver metodologias de design adequadas para a realidade brasileira, fomos buscar em nossa cultura características que poderiam gerar inovação. Três conceitos foram chave para nosso modo de trabalho: jeitinho brasileiro, gambiarra e humor. Acreditamos que a capacidade do brasileiro em adaptar-se a situações adversas, de conseguir rir da desgraça e criar soluções improvisadas poderiam ser, ao invés de estigma, inovação.
A tecnologia, para nós, é um meio, não um fim. Queremos, com ela, imaginar uma sociedade mais justa e divertida, que ofereça oportunidades para o desenvolvimento dos indivíduos e dos coletivos, sem discriminação.

Fazemos isso através de quatro processos: 1) observação das relações sociais numa determinada situação, 2) interpretação cultural, 3) prototipação low-tech de novas tecnologias e 4) publicação de todo conhecimento gerado nos processos anteriores.

Este último é o mais importante, pois garante que os projetos terão impacto social mesmo que não sejam implementados. Através de nosso website, milhares de pessoas estão aprendendo Design de Interação com os relatos de nossos projetos.

Os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Instituto Faber-Ludens utilizam a plataforma livre Drupal para sua organização interna. A colaboração é aberta a qualquer interessado através do website do Instituto. Durante e após o desenvolvimento do projeto, as discussões ficam todas disponíveis para consulta e licenciadas por Creative Commons. Isso significa que um visitante do website pode continuar o projeto em outro contexto, copiando elementos ou reproduzindo o próprio processo de desenvolvimento.

Chamamos nossa abordagem de Design Livre: um design que é livre para aprender, usar, copiar, transformar e subverter. Acreditamos que design é o conhecimento chave para o desenvolvimento social no século XXI e este conhecimento não pode ficar restrito a acadêmicos e profissionais especializados. O design deve ser livre para tudo e todos.