Livro Design Livre

Design Livre é um livro colaborativo escrito em uma semana pela comunidade Faber-Ludens, publicado em PDF com projeto gráfico aberto e impresso sob demanda pelo Clube dos Autores.

Veja mais fotos da edição impressa.

Sinopse

Hoje, estratégia de negócios é design, organização de informações é design, decoração de ambientes é design, cortar cabelo é design… será que tudo vai virar design? O Design Livre não é mais um “tipo” de design. Design Livre é uma atitude, uma forma de conceber o design e buscar um olhar abrangente e inclusivo, reconhecendo o design feito pelas pessoas. Quebrando códigos, abrindo caixas-pretas e unindo tecnologia e canibalismo, este é um livro fundamental para entender como o design está intimamente ligado as discussões sobre liberdade, ética, política, cultura, pedagogia na atualidade.

Contextualização

O termo “Open Design” apareceu pela primeira vez em 1999. Seus autores, da ONG Open Design Foundation, vislumbraram um caminho para promover um método alternativo para o design e o desenvolvimento de tecnologia, a partir da livre troca de informações sobre design.

Hoje, é sintomático o surgimento de plataformas de projetos, como OpenIDEO e o FrogMob,  (Un)limited Design Contest, Droog e Design for Download.

No Brasil o Design Livre é uma iniciativa experimentada em espaços como Instituto Faber-Ludens, Corais e LetsEvo, que explora os potenciais do Open Design e trás novas propostas.

De uma maneira geral, poderíamos dizer que Design Livre é um processo colaborativo orientado à inovação aberta. Mas, para realmente entender, é fundamental que você leia o livro 🙂