O Frederick encontrou este texto, “VERS UN DESIGN LIBRE”, de 2011 por Christophe André, que utiliza “Design Livre” para falar de várias propostas, e com algumas coisas próximas do que propomos em Design Livre e do que é discutido em Open Design.
- Vers un Design Libre (Texto em francês)
- Para um Design Livre (Texto acima com Google Tradutor para o português)
- Para un Diseño Libre (Texto acima com Google Tradutor para o espanhol)
Trechos com tradução feita com Google Tradutor (eu não sei nada de francês):
Produção autônoma, produção heterônoma: um equilíbrio a ser atingido.
Nessa perspectiva, imagine uma empresa que não se baseia apenas em objetos de consumo, mas na auto-produção. Várias comunidades coexistem e, em cada uma, os membros poderiam fazer os seus próprios objetos em oficinas de grupo à sua disposição. Cada comunidade pode ter uma produção específica que poderia negociar como essas trocas sem comprometer a autonomia da comunidade.
No entanto, nem todos têm as habilidades para auto-produzir tudo e esta prática não impede a especialização relativa e algum comércio hardware desde que esses objetos são produzidos sob uma licença livre, deixando a possibilidade para outros usuários do fabricação. Um novo paradigma é a construção, onde o designer iria financiar essa pesquisa antes e receberia um salário a partir da transmissão de know-how na formação mais do que vendendo itens.
Convite: Alguém sabe algo de francês para traduzirmos o texto? Seria interessante conhecê-lo melhor! 🙂